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Como utilizar o marketing musical para divulgar a sua banda
21/02/2020 17:53

Você com certeza já sabe o quanto o marketing pode beneficiar pequenos negócios, mas talvez ainda não tenha noção de como utilizá-lo para divulgar seu negócio musical. Felizmente, a internet está cheia de oportunidades para quem deseja ganhar dinheiro, inclusive para aqueles que usam a música como uma fonte de renda. Mas como fazer para crescer nesse meio através do mundo digital?

Há muitos músicos que se tornam famosos de uma hora para outra. A razão disse pode estar relacionada a boas estratégias de divulgação nas redes sociais. Também há bandas com integrantes extremamente talentosos, mas que por falta de conhecimento virtual, não conseguem fazer seu negócio musical prosperar. Entenda como utilizar a publicidade online para fazer sua banda (ou carreira solo) crescer.

Estratégias de marketing para músicos

O mais difícil é começar a divulgar o seu trabalho. Após você entender mais como as mídias sociais podem ajudar na sua carreira musical, vai ficar mais fácil se comunicar com seus fãs através da internet. A boa notícia é que o mercado musical nunca vai estar em baixa, pois é praticamente impossível encontrar alguém que não gosta de música. Antes de começar a pensar em estratégias de divulgação, é necessário entender quem é seu público-alvo e onde ele está inserido.

Depois de começar a pensar nas estratégias, é hora de divulgar o seu negócio. Caso você não tenha tempo para cuidar da publicidade online, contratar um profissional da área pode ser bem interessante. As estratégias de marketing são os pilares para você obter fãs, divulgar suas canções e se tornar mais conhecido.

Caso seja possível, esteja em todas as redes sociais, para seu alcance ser maior. Caso algum dos integrantes do seu grupo entenda de comunicação digital, essa pessoa pode cuidar dessa parte. Mas conforme seu negócio comece a crescer, é hora de levar o marketing da sua carreira musical mais a sério. Veja como você utilizar as principais mídias sociais para crescer.

Youtube

Colocar vídeos de suas apresentações musicais é uma ótima forma de conseguir mais fãs e fidelizar os já existentes. Todo artista deve ter um canal no Youtube para divulgar seu trabalho.

Mas cuidado, não pense que apenar postar vídeos é suficiente. Esteja atento a qualidade do som e da imagem. Também é importante pensar na frequência que você irá fazer novas postagens. O ideal é postar no mínimo uma vez por semana. Talvez seja necessário gravar várias vezes o mesmo vídeo, tenha paciência.

Seja extremamente exigente com a qualidade do seu áudio e se possível, utilize uma boa câmera para realizar as gravações. Caso a câmera do seu celular não seja muito boa, vale a pena investir na compra de uma câmera profissional ou pedir a de um amigo emprestado. Lembre-se que cuidar da sua carreira é cuidar do seu futuro. Por esse motivo, é melhor economizar em outras coisas menos importantes e investir no futuro da sua carreira.

Facebook

Uma das maiores redes sociais do mundo. Sua página pessoal pode ser uma grande aliada na sua carreira, mas o ideal é criar a própria página do seu negócio musical. Para você crescer no Facebook, vai precisar investir em campanhas patrocinadas, mas não se preocupe: investir nessa rede social é mais barato do que você imagina.

Criar uma página para a sua banda vai dar um ar muito mais profissional. Além disso, seus fãs vão poder se comunicar com você. Crie eventos para divulgar as suas apresentações. Uma página do seu negócio também permite que você alcance mais pessoas.

Instagram

É bem provável que um dos seus maiores objetivos seja ter uma conta no Instagram com diversos seguidores. Bem, com certeza esse é um fator importante. Mas ter um perfil de sucesso nessa rede sociais vai muito além disso. Utilize o Instagram para reagir com seus fãs.

Além do feed, também é interessante fazer posts nos stories, para atualizar seus fãs em tempo real. Assim como no Facebook, no Instagram também é possível fazer campanhas patrocinadas. Mas nada disso vai adiantar se você não utilizar essa plataforma para interagir com seus fãs e fazer posts de qualidade.

Utilize os canais de comunicação para se aproximar dos seus seguidores. Com o aumento da audiência nas suas redes sociais, é possível que você comece a chamar a atenção de casas de shows, empresários ou mesmo outros artistas mais famosos com os quais você criar parcerias.

 

Principais objetivos do marketing musical

A publicidade online no mundo musical consiste em ações para divulgar seu negócio e assim atrair mais consumidores para você. Para isso você precisa descobrir qual seu nicho de mercado e onde seus fãs estão. Quando se trata do mundo musical, os consumidores são os fãs das suas canções. Mas afinal, quais são os principais objetivos do marketing musical?

 • Divulgar a sua carreira musical

 • Tornar a comunicação do músico ou da banda mais acessíveis aos fãs

 • Pensar a longo prazo na sua carreira musical

  • Tornar seu negócio mais lucrativo para você e/ou outros integrantes do seu grupo

Todas as estratégias de divulgação são importantes. Cada fã que você conquista é um passo a frequente que você dá. Se você é músico e realmente quer se tornar conhecido na área, não há outra opção: você vai precisar estar presente no universo virtual. Planeje todas as suas ações de marketing e o resultado irá chegar quando você menos imaginar.

Verbos essenciais para todo empreendedor musical. Você irá entender mais o que significado de cada palavra e como utilizá-las.

(Fonte: hotstages)

O problema é que muitas pessoas não têm paciência e querem resultados imediatos. Pode ter certeza de que os artistas famosos que você é fã investiram muito tempo para crescer profissionalmente. Todas as ações que você tomar hoje vão ter resultados lá na frente. Para eles serem positivos, é necessário que você comece a agir o mais cedo possível. 

Como realizar o planejamento de marketing musical

Antes de explorar todos os canais de comunicação, faça uma análise de quanto você pode investir, da sua disponibilidade de tempo e como você imagina seu negócio no futuro. Você já sabe que deve usar as principais mídias sociais para tornar as suas músicas mais acessíveis para os fãs, mas existem outras formar de divulgar a sua carreira.

Sem dúvida alguma, a internet é uma grande aliada da sua carreira. Mas não esqueça das mídias offline: revistas, banners, flyers e outdoor. É bem provável que uma boa parte do seu público-alvo não esteja tão presente no mundo online, então se você utilizar as mídias offline para complementá-las, é bem provável que tenha excelentes resultados.

Defina seu orçamento

Você com certeza quer estar o mais presente possível na vida dos seus fãs. Mas talvez, no momento, você não possa investir um grande capital para divulgar suas músicas. Felizmente, é possível criar estratégias de divulgação de baixo custo.

Apostar em alcance orgânico é uma das possibilidades, mas caso esteja querendo ter resultados mais rápidos, não tem jeito: você vai precisar investir financeiramente na divulgação do seu grupo musical. Para você aparecer e se destacar na área musical, vai ser necessário colocar dinheiro. Há muitos artistas na área e mesmo que você seja extremamente talentoso, é difícil se destacar se você não criar nenhuma ação para isso acontecer.

Se você estiver sozinho, faça uma análise das suas economias e veja o quanto está disposto a investir. Caso você tenha uma dupla musical ou faça parte de um grupo, vai ser um pouco mais fácil, já que vocês podem dividir os gastos. 

Você não precisar chegar nem perto de criar dívidas para divulgar o seu negócio. Mas tenha em mente que não investir nada não é uma boa ideia. Valorize profissionais de comunicação com experiência e boa reputação no mercado, eles podem tornar você uma pessoa de sucesso com boas estratégias de divulgação.

Foque em resultados

Não é possível saber exatamente o que vai acontecer no futuro, mas você pode se planejar para crescer no mundo musical. Para isso, comece a criar pequenas estratégias agora mesmo, no presente: tenha metas de alcance, de visualizações, de curtidas etc. Seus fãs podem estar mais perto do que você imagina.

Verdades sobre a publicidade online para músicos

O caminho mais fácil quase nunca é o melhor. O sucesso vem do esforço, da dedicação e do compromisso diário na vida de todo empreendedor, logo, empreendedorismo musical não é uma exceção. 

Você com certeza já se perguntou por que alguns artistas extremamente talentosos não tem o reconhecimento merecido. Existem diversas razões pelas quais isso pode acontecer, mas uma delas sem dúvida, é a habilidade em lidar com negócios, nesse caso, habilidade em lidar com marketing, publicidade, comunicação, divulgação etc.

Pela falta de habilidade com esses conceitos, muitos músicos ficam parados no tempo, sem conquistar novos fãs e sem chamar a atenção de patrocinadores. Talvez você utilize a música como mais uma atividade complementar na sua vida, mas se você quer realmente viver dela, vai precisar levar seu negócio a sério.

Marketing digital é essencial

A internet é muito importante na vida dos brasileiros. Quantos amigos seus estão longe das redes sociais? Provavelmente nenhum. Portanto, não vale a pena deixar o mundo online longe dos seus negócios. 

Se você estiver disposto a trabalhar duro ou então investir em um bom profissional de marketing, com certeza vai colher bons resultados. Muitos artistas, sejam músicas, atores ou apresentadores foram descobertos na internet. Se você está presente nas mídias sociais, vai ser mais fácil chamar a atenção de pessoas que podem te levar ao sucesso.

O marketing é um processo contínuo

O mundo online está mudando constantemente. Isso significa que estratégias utilizadas alguns anos atrás não terão o mesmo efeito e eficácia no futuro. Não é possível investir apenas uma vez e achar que isso é suficiente.

Esteja constantemente lendo, se informando e por dentro das novidades para não ficar desatualizado. Utilize todas as ferramentas digitais que você tem acesso ao seu favor. Cuide do marketing da sua carreira musical desde o início, para não se perder no futuro. 

Envolva-se com outras pessoas 

Conte com o apoio de seus amigos e familiares. Não tenha vergonha de pedir ajudar para divulgar os seus projetos, as pessoas próximas de você podem ser aliados fundamentais. Mas além disso, é importante que você tente estabelecer contato com pessoas com boa reputação no mercado musical.

Seja acessível aos seus fãs e também seja muito grato a eles. Responda as principais dúvidas e agradeça por todo o apoio que você receber deles. Músicos antipáticos acabam perdendo fãs por motivos bobos e consequentemente, isso pode ter um impacto financeiro no seu negócio.

Sabe aquele artista conhecido na sua cidade? Talvez você ainda tenha um pouco de receio em se aproximar dele. A probabilidade de ele ser bem mais simpático e acessível do que você imagina é grande. Parcerias sempre são benéficas e em cada contato estabelecido você vai aprender algo significante para a sua carreira.

Seus fãs podem te ajudar na divulgação do seu negócio. Se possível, crie promoções e sorteios nas redes sociais para ajudar no fortalecimento da sua marca pessoal. As pessoas que apreciam sua carreira musical são pessoas com grande probabilidade de te ajudar a crescer.

Também conte com o apoio da sua equipe de marketing. Por mais que você tenha uma relação profissional com eles, se você desenvolver uma boa comunicação, é bem provável que você consiga torná-los grandes amigos que vão estar ainda mais motivados a fazer sua carreira prosperar.

O envolvimento com outras pessoas torna todo esse processo de crescimento mais simples, prazeroso e agradável. Sem o apoio das pessoas ao seu redor, vai ser bem mais desgastante crescer na área e atingir bons resultados.

O marketing musical não é um bicho de sete cabeças, mas não é um processo tão simples assim. Se você tentar fazer tudo sozinho, a probabilidade de cometer erros graves é bem maior. Não tenha medo de pedir favores. Quando suas músicas começarem a se tornarem mais conhecidas, você vai perceber que todo seu esforço valeu a pena.

O mundo offline também é importante

Você já sabe o quanto as redes sociais são importantes no seu negócio. Mas além delas, há mídias offline que podem ter um impacto positivo para você. Dê uma chance ao marketing offline, pois muitas pessoas não gostam tanto de internet assim.

OS 4Ps no mundo musical

Qualquer pessoa do mercado de comunicação social e marketing entende a grande importância dos 4Ps: preço, praça, produto e promoção. Pois bem, o conceito deles também é essencial quando se trata do mercado musical. Entenda como você pode relacioná-los ao seu negócio:

Preço

Quando a busca por um serviço é alta, mas há poucas pessoas oferecendo tal serviço, o preço vai aumentar. Quando se trata do mundo musical, há muitos artistas nesse meio, mas nem todos oferecem um produto (nesse caso, músicas e composições) de qualidade. Portanto, quanto mais você se preocupar em oferecer valor e experiência aos seus consumidores, mais eles irão valorizar o seu trabalho.

Praça

Praça é o lugar em que seus serviços vão ser oferecidos. Na área musical, suas músicas serão oferecidas em casos de show, restaurantes, bares da sua cidade e em festas comemorativas. Talvez fazer uma live no Facebook possa ser uma boa alternativa para você.

Seu público-alvo pode estar mais perto do que você imagina. Se você tem uma dupla sertaneja, procure por bares ou boates da sua cidade em que o público-alvo esteja queira ouvir esse gênero musical. Ir para cidades próximas é outra possibilidade, pois além de você sair sua zona de conforto, vai ampliar seus horizontes e se tornar mais conhecido por outras pessoas.

Produto

Nesse caso os produtos oferecidos são músicas e composições, mas não só isso. Canções despertam sentimentos e emoções nas pessoas, logo você está oferecendo uma experiência para elas. Por isso, dedique-se a criar músicas de qualidade.

As pessoas saem de casa para ter novas experiências e lembranças. Se você conseguir oferecer isso a elas, vai conquistas muitos fãs. Tudo o que você puder oferecer a elas, como luzes, sons, composições e quem sabe figurinos, ofereça. 

Promoção

No marketing digital, promoção não significa desconto e sim o ato de promover-se. Pois então, divulgue o seu negócio. Faça ele se tornar conhecido para as pessoas, cative seus fãs e pessoas que podem ajudar na sua carreira artística.

Como alavancar sua carreira artística

Para crescer no mundo artístico, você precisa obviamente se destacar. Há muitos profissionais extremamente qualificados na área, mas quando se trata de sucesso, poucos conseguem atingir o resultado esperado. Suas ações são muito mais importantes do que você imagina, e a falta delas, também.

Com estratégias de marketing eficientes, você vai conseguir transformar seu investimento em lucro. Se você analisar qualquer carreira artística de sucesso, vai ver que o profissional em questão não poupou esforços na hora de cuidar do próprio negócio musical. Um bom planejamento de marketing pode mudar a sua vida.

Embora a publicidade online tenha um certo custo, lembre-se que há muitos anos esses gastos eram muito maiores. A internet democratizou o mundo musical. As chances de você crescer e se destacar no mercado são muito maiores atualmente.

Marketing de conteúdo para músicos

Alguns músicos se sentem desconfortáveis em falar da sua própria carreira. A boa notícia é que existe algo muito fácil e acessível para divulgar sua carreira: o marketing de conteúdo. Mas afinal, o que é isso?

Marketing de conteúdo é usar valor através de conteúdos com qualidade para atrair seu público-alvo, sem que você precise correr atrás. Você pode criar artigos falando da sua carreira artística ou criar vídeos pequenos explicando sobre a sua trajetória musical ou divulgar suas novas canções.

Você não precisa divulgar seus conteúdos o tempo todo (embora postar com pouca frequência também não seja bom). O importante é estar visível e acessível. Criar um blog para falar mais da sua carreira é uma ideia bem legal, pois é mais uma maneira de você conseguir se comunicar com seus fãs. 

Use argumentos relevantes para atrair pessoas. Dedique-se a conhecer seus fãs e assim vai ser muito mais fácil descobrir o que eles realmente gostam. Quando você encontrar as pessoas certas, elas vão consumir as suas canções e tornar sua carreira musical sua principal fonte de renda. Marketing de conteúdo realmente funciona para você divulgar o seu negócio.

A importância de ter um blog

Blogs são uma ótima plataforma de divulgação para seu negócio. Através dele, é possível divulgar a sua história, suas principais canções, postar fotos, vídeos e muito mais. Além disso, o blog vai fazer você se destacar em relação aos outros concorrentes e a chamar atenção de pessoas que podem te ajudar em sua carreira. 

Essa plataforma também permite que você ofereça seus produtos e serviços de uma forma mais criativa. Você pode utilizá-la para divulgar shows, vender ingressos, realizar promoções e fazer as pessoas te conhecerem um pouco mais.

Utilize seu blog para se aproximar dos consumidores existentes e também para atrair mais. Fale de forma indireta tudo de bom que você tem a oferecer. 

Para você ter desejado crescer na carreira musical, com certeza músicos famosos inspiraram você. Utilize sua página virtual para homenageá-los. A internet tornou mais fácil o contato com famosos e reconhecer pessoas que fizeram parte do seu progresso é uma forma de mostrar o quanto você valoriza o trabalho alheio.

Crie o seu próprio site

O site serve para você divulgar a sua história, ter mais contato com o público, informar as pessoas sobre os próximos shows e eventos que você vai participar e também para comercializar seus produtos. A criação do seu próprio site vai dar um aspecto mais profissional ao seu negócio.

Vale a pena investir?

Todo músico é um empreendedor, que luta no dia a dia para construir uma boa imagem perante o público. O retorno financeiro muitas vezes demora a chegar, mas se você tomar boas decisões é provável que os lucros cheguem um pouco mais rápido. Pense no marketing como uma ferramenta para você crescer no seu negócio e ter mais visibilidade.

Investir no futuro da sua carreira sempre vale a pena. Entretanto, pense bem antes de iniciar qualquer estratégia. Não invista apenas por investir, caso contrário, pode perder dinheiro. No começo, sempre vai ser mais difícil. Mas o sucesso vem para aquelas que lutam e não desistem nas primeiras dificuldades.

Infelizmente muito músicos, principalmente os iniciantes, não tem auxílio de gravadoras e nem capital de investimento, por isso, tudo deverá ser desenvolvido pelo próprio músico ou pelos membros do grupo. O lado bom disso é que você vai desenvolver conhecimento em marketing e conseguir desenvolver a sua marca de forma mais original.

Como criar sua própria marca

Todo músico precisa criar uma imagem para se relacionar com o público. Você ou o profissional de marketing que trabalha para sua equipe devem criar um logotipo para ser usado em todas as suas redes sociais, nos seus álbuns digitais. Ter camisetas da banda e vende-las é também uma ótima forma de fortalecer ainda mais a sua imagem.

Não esqueça que todas essas estratégias devem ter qualidade. Todas as estratégias devem ser pensadas para fortalecer a sua imagem e seu contato com o público.

Faça muita propaganda do seu produto. Só assim você vai chamar a atenção dos consumidores e atingir o sucesso esperado. Faça posts em todas as redes sociais em que você está presente, posts no seu blog e não tenha vergonha de divulgar o que você faz. Faça com que o público tenha expectativas em conhecer a sua trajetória musical.

O sucesso leva tempo para ser alcançado. Em contrapartida, destruir a reputação do seu negócio pode ser mais rápido que imagina. Por isso, evite se envolver em assuntos polêmicos e seja sempre educado com todos que chegarem até você. Um post feito no momento errado pode atrapalhar e muito a sua rotina de músico.

Conclusão

Todo músico é um empreendedor que precisa investir em sua carreira. No começo, pode ser complicado conseguir apoio familiar, dinheiro para investir e pensar em boas estratégias de marketing. Mas apesar de ser difícil, não é impossível. Tudo o que você fizer agora pensando a longo prazo vai reverter em sucesso financeiro lá na frente. 

É bem provável que você não utilize a música apenas como uma fonte de renda, mas sim como uma paixão, algo que você realmente goste de fazer. Mostre isso para o público: o quanto a música faz parte da sua vida e por isso você pode oferecer boas experiências e bons momentos as pessoas através das canções do seu grupo musical.

A presença nas redes sociais vai tornar você mais visível e acessível aos seus fãs. Eles com certeza vão querer ter contato com você. Mesmo que alguns deles acabem sendo invasivos, seja sempre educado e faça o possível para se comunicar com eles. Além do lado financeiro, seus fãs também podem oferecer apoio emocional. 

Toda e qualquer presença virtual vai ajudar mesmo que de forma indireta o seu negócio. Quem não está na internet, está invisível. Se você faz posts com pouca frequência e não se dedica a manter contato com seus fãs, pode ser que eles acabam desistindo de acompanhar você.

O conhecimento em marketing também pode ser um grande diferencial. Mas caso você não tenha tempo para se dedicar, vá atrás de um excelente profissional de comunicação. Investir em bons profissionais não é gasto, é investimento. 

Pode ser também que você tenha conhecimento na área, mas não sabe como aplicar o que você sabe nos seus negócios. As ações de marketing tomadas no momento certo tornaram muitos artistas que conhecemos hoje em celebridades com ótima reputação no mercado. Não esqueça que as estratégias de marketing devem ser contínuas, pois como tudo muda muito rápido no mundo digital, o que funcionava no passado, talvez não tenha importância hoje.

Há muitas oportunidades para pessoas que querem viver no mundo musical, pois desde a infância, as pessoas estão expostas a canções de qualidade. Suas músicas representam emoção, experiência e bons momentos aos seus fãs. Há muitos músicos que são referência no quesito qualidade e você pode se tornar um deles. 

A imagem da sua empresa pode ser fortalecida através de boas estratégias de marketing, do convívio com seus fãs e da sua preocupação em oferecer um serviço de valor aos consumidores. Cuidado para não estragar a reputação do seu negócio em um momento de raiva ou euforia. Seja educado e grato a todos que ajudam na sua carreira.

Os consumidores utilizam a música como uma forma de ter boas emoções. Com certeza você tem uma música ou um grupo musical que marcou a sua vida em determinado momento. Pois bem, talvez agora seja possível que você seja a pessoa que vai marcar a vida dos seus fãs com as suas canções. 

Quando estiver muito complicado dar continuidade ao seu negócio, pare um pouco para relaxar. Pense em novas estratégias, vá atrás de pessoas que podem te ajudar (sejam elas próximas de você ou não) e volte a fazer o que você estava fazendo. Não desista nas primeiras dificuldades, pois é bem provável que no começo você passe por obstáculos.

Quando vemos artistas famosos ganhando muito dinheiro, sendo idolatrados pelos fãs ou por canais de comunicação, nos esquecemos que eles precisaram passar por muitas dificuldades. O que a gente vê de celebridades globais e de músicos que hoje fazem shows pelo Brasil todo é apenas o resultado: com certeza teve muita luta para eles chegarem onde estão atualmente.

Mesmo que você tenha muito talento, você vai ficar para trás se não valorizar o seu negócio. Estar presente no mundo virtual pode ser mais barato do que você imagina. Com o tempo, os resultados irão chegar naturalmente, já que você vai se tornar mais conhecido e apreciado pelo público.

Além das mídias digitais, o mundo offline também pode te trazer bons resultados. Peça para casas de shows divulgares o seu trabalho através de cartazes e panfletos (esse investimento também não é caro). Conquiste outros músicos da região, patrocinadores e empresários que podem fortalecer a sua marca. O mundo oferece diversas oportunidades para quem quer vive no meio musical!

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