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Como realizar shows e eventos em datas comemorativas
21/02/2020 17:52

Se você já tem um negócio e pretende fidelizar cliente, é importante que seu estabelecimento tenha alguns diferenciais. A concorrência nesse setor é muito forte, mas ainda assim, há espaços para novos empreendedores dedicados e inovadores. Mas realizar eventos no seu bar, boate, pub, restaurante que abre a noite e oferece música ao vivo ou casa de show exige toda uma logística e um trabalho duro.

Empreendedores de casas noturnas sabem que há vários fatores que são analisados pelos clientes, antes de eles decidirem sair de casa: local, data, artistas que irão se apresentar, cardápios, entre outros. Mas quando se trata de realizar eventos em datas comemorativas, é preciso inovar mais e pensar em uma maneira de atrair mais consumidores para o local.

Datas como Natal, Ano Novo e Carnaval são muito prestigiadas pelos brasileiros. Por isso, a maioria das pessoas está muito ocupada nessas épocas, pois há mais contas para pagar, realização de festas em domicílio e também organizar as férias. Mas é possível realizar festas em datas comemorativas, só que você precisa tomar alguns cuidados.

Muitos empreendedores sabem a dificuldade de realizar eventos em datas comemorativas. Mesmo assim, agem como se estivessem organizar uma festa em um dia comum. Se você não tomar algumas precauções, vai sofrer prejuízo nessa época, ainda mais se a cidade que você trabalha não for turística. Mas sim, é possível realizar eventos nessas datas e potencializar seus lucros. 

A vantagem é que mesmo com as dificuldades, se você realmente se dedicar e oferecer uma maneira criativa das pessoas comemorarem, vai conseguir lucrar ainda mais do que lucraria em um evento comum.

Não estamos falando sobre os grandes feriados que acontecem no país, mas datas comemorativas que homenageiam as pessoas: dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia de determinada profissão. 

Além dos feriados nacionais, há diversas datas comemorativas que acontecem durante o ano que podem ser celebradas no seu bar. Também é interessante você realizar eventos fechados para determinadas empresas, como uma livraria, uma startup, etc. Muitas empresas escolhem comemorar as conquistas da empresa no final do ano e se você oferecer essa opção a elas, é um bônus para você.

(Fonte: Uol)

As pessoas adoram celebrar momentos especiais. Por isso, você como um empreendedor capaz de fornecer entretenimento e diversão, pode ser a pessoa que vai tornar o dia delas ainda mais feliz e agradável. Não desperdice essa oportunidade.
 

 

1. Planejamento

Os clientes estão cada vez mais exigentes e procurando por novidades, portanto, você precisa inovar constantemente nas festas realizadas no seu bar. Quando você pensa em datas comemorativas, é necessário fazer um planejamento ainda maior, pois será necessário realizar algumas mudanças na programação. 

Para você, empreendedor, não investir mal seus recursos, é essencial fazer um planejamento das datas comemorativas que vão ocorrer no local. Organize e decida o que precisa ser feito para você conquistas consumidores e fazer eles adquirirem os produtos e serviços oferecidos por você e/ou pela sua equipe.

Uma vantagem de realizar eventos nessas datas, é que as pessoas estão mais dispostas a consumir em dias de celebração, pois elas querem se divertir e aproveitar esse tempo para esquecer das preocupações.

 

1.1 Público-alvo

Defina seu público-alvo. Você vai realizar um evento no dia dos namorados? Ofereça promoções e condições especiais para casais. Mas ainda assim, é possível que pessoas solteiras queiram frequentar a casa na mesma noite. Por isso, apesar de estar focado em casais, não esqueça das pessoas que irão ao seu bar desacompanhadas e também se preocupe em oferecer uma boa festa para que elas se sintam confortáveis.

O fato de você ter um público-alvo específico não quer dizer que 100% da sua audiência vai estar nesse público, mas sim, que eles representam a grande maioria. Mas não é nada agradável deixar de lado um outro público que não faz parte da maioria, pois além de eles saírem decepcionados do local, podem decidir não voltar mais.

Para manter o público satisfeito e consumindo dentro da casa, faça o possível para atender as expectativas e necessidades dos clientes. Tenha produtos e serviços exclusivos do seu empreendimento e ofereça um atendimento rápido e eficiente aos consumidores locais. Treine uma equipe comprometida em tornar a noite de cada pessoa ainda mais especial.

1.2 Defina ações promocionais

Após definir o seu público e criar ações promocionais para atrai-los, crie ações promocionais para atrair clientes. Se possível observe as estratégias dos seus concorrentes. Não precisa ser uma estratégia atual, você pode fazer uma análise do que eles realizaram no ano anterior e deu certo, por exemplo. Além dos acertos, tente aprender com os erros deles também.

Identifique oportunidades de realizar parcerias com artistas que realizem música ao vivo no seu bar. Escolha uma banda que esteja de acordo com as preferências do seu público-alvo. 

As ações promocionais podem estar realizadas a eventos temáticos, promoções no cardápio, descontos para clientes antigos, entre outros. Também é um ótimo momento para você inserir na carta de bebidas ou do cardápio uma novidade exclusiva, deixando claros aos consumidores presentes que é uma exclusividade para eles.

1.3 Prepare e treine a sua equipe

Tão trabalhoso quando atrair novos clientes, é conseguir mantê-los. Quase sempre é possível consertar erros e melhorar na próxima vez, mas para alguns clientes, a primeira impressão é a que fica. Por isso, torne o ambiente favorável para os consumidores se divertirem e consumirem seus produtos. Deixe o ambiente organizado e decorado para agradar o público.

1.4 Divulgue seu evento

Todas as festas que acontecem em sua casa noturna devem ser divulgadas, mas em caso de festa durante uma data comemorativa, deixe claro o objetivo do evento, assim será mais fácil atrair o público-alvo.  Só há uma forma de tornar o seu serviço conhecido: divulgando-o. Utilize as redes sociais, mas também não deixe de lado a mídia offline.

Planeje a divulgação pensando em diferentes momentos do evento. Antes, faça a divulgação do evento, para atrair o público. Durante o evento, tire fotos das pessoas no local para serem postadas depois. Após o término (pode ser alguns dias depois), faça uma pesquisa online com as pessoas que participam do evento, para identificar possíveis problemas que possam ter ocorrido.

2. Criando um calendário promocional

O calendário promocional deve levar em conta todas as datas importantes do ano, de janeiro a dezembro. Dentro desse calendário deve estar todos os feriados e datas comemorativas. Talvez você resolva não abrir o local durante alguma dessas datas, mesmo assim, não deixe de incluí-las no calendário, caso você resolva mudar de ideia.

Na tabela que será utilizando para a criação do calendário, devem conter determinadas informações. Você pode realizar a criação no papel, mas é indicado que você crie essa tabela no Excel ou no Word, pois será mais fácil de organizar. Veja as principais informações que devem estar presentes na tabela:

- Data comemorativa (alguns feriados mudam o dia de acontecimento ano a ano, como Carnaval e Páscoa, por exemplo). Por isso, no começo de cada ano, veja quando data vai acontecer para você se preparar melhor.

- Período de Planejamento (algumas datas exigem menos planejamento do que outras, mas você não deve deixar nenhum evento para ser planejado de última hora).

- Parcerias (Bandas que podem tocar no evento, fornecedores que podem oferecer produtos por preços menos, estabelecimentos e influenciadores digitais que podem ajudar na divulgação, entre outros)

- Preparação da equipe (Treine todo eles para serem educados e receptivos com os convidados. Em algumas datas de celebração, também pode ser interessante que eles trabalhassem fantasiados, como no Halloween)

- Meios em que o evento será divulgado (Os eventos devem estar obrigatoriamente no Facebook e Instagram, pois sem a ajuda dessas duas redes sociais, sem alcance vai ser muito baixo). Mas além disso, você pode utilizar seu site, blog e mídias offline.

- Recursos necessários 

3. Como utilizar datas comemorativas a favor do seu negócio

Em tempos de crise econômica e mercado extremamente competitivo, a inovação e criatividade são mais do que diferenciais: são uma necessidade. Portanto, toda oportunidade que você tiver de mostrar as suas qualidades para o público, não desperdice. Utilize as datas comemorativas como forma de se destacar no mercado e atrair mais pessoas para o seu negócio.

Em períodos festivos, como no Carnaval e Réveillon, há maior consumo de bebidas alcóolicas e de jantares mais caros e sofisticados. Devido ao fato de ser um período de descanso e comemoração, as pessoas se permitem gastar um pouco mais nessas épocas.

Para que o seu bar não sofra com as desvantagens da alta concorrência, crie mais atrações e maneiras de atrair o público, como por exemplo: entrada gratuita, bebidas promocionais e novas parcerias. Mas não esqueça o principal de tudo: estratégias muito bem pensadas para atrair e manter clientes.

Para diversificar as noites de diversão na casa, crie situações e eventos que despertem o interesse e a curiosidade de novos clientes. Provavelmente há um lugar muito comentado na sua cidade (que pode ser um restaurante, um shopping, uma loja) que você tem vontade de conhecer. Pois bem, com certeza você foi influenciado por outras pessoas.

O mesmo pode acontecer com o seu bar. Se você oferecer experiências de alta valor a clientela, eles vão querer voltar e trazer novas pessoas. Mas se com o tempo as noites forem sempre parecidas, eles vão acabar enjoando. Por isso, nada mais fácil para o dono de um bar que realizar eventos em datas comemorativas, que já por si só, não noites diferentes das outras no qual você pode usar e abusar da criatividade.

3.1 Criando oportunidades

Existem diversas formas de movimentar o seu negócio através de datas de celebração. Enquanto alguns eventos são mais fáceis de organizar, outros já existem muito mais planejamento.

Lembre-se que muitos dos seus clientes tem diversos problemas no trabalho e com a família. Por isso, sua casa noturna pode ser um dos principais momentos de diversão para eles. Faça o possível para eles terem momentos de alegria e quererem retornar em busca de mais momentos de diversão.

Se seu bar ou balada fica perto de uma faculdade por exemplo, é bem interessante que você faça festas para comemorar profissões. Caso você trabalhe perto de um escritório, se ofereça para fazer realizar festas da empresa no seu ambiente. Nesse caso, saindo um pouco de festas temáticas, é legal realizar um happy hour com condições especiais para os escritórios localizados perto do seu estabelecimento

4. Decoração do ambiente

Para projetar a decoração do estabelecimento, primeiramente é preciso definir o tema da festa e a forma com que os produtos serão apresentados ao público. Peça ajuda da sua equipe para decidir formas de chamar a atenção da sua audiência.

Utilize sua criatividade e bom senso para definir o tema da festa. Cuidado para não exagerar ou acabar se empolgando demais e fugir da ideia central. O cenário precisa ser adaptado ao que você pretende oferecer.

Seja cuidado em relação a conversação dos materiais e objetos que estarão presentes. Ofereça sempre um ambiente limpo e seguro aos convidados. Troque o que estiver rasgado ou quebrado. A limpeza do lugar também deve estar impecável.

Mesmo que você possa reaproveitar produtos que foram utilizados no ano anterior, procure inovar um pouco. Não há problema em repetir alguns elementos da decoração, mas tome cuidado para o novo evento não ser praticamente uma cópia do anterior. 

Analise também a estética das suas redes sociais. Nesse caso, verifique se as imagens estão editadas de forma correta. Conte com o trabalho de um bom designer para cuidar dessa parte.

A group of people standing on a stage

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(Fonte: Clubedomarman)

Você também pode realizar uma festa a fantasia no seu bar. Nesse caso, torne a fantasia uma opção, não uma obrigação dos convidados, pois algumas pessoas não se sentem fantasiadas. É interessante que os trabalhadores do local também estejam caracterizados.

5. Conquistando e fidelizando clientes

Consumidor satisfeito sempre volta. Mesmo que as campanhas de marketing estejam bem direcionadas e a decoração do lugar esteja impecável, seu cliente vai ficar insatisfeito se não houver um bom atendimento. Sua equipe de atendimento deve ser sempre educada e respeitosa com o público.

Nenhuma empresa consegue se sobreviver sem clientes. Por isso, o atendimento deve ser um diferencial da casa. Seja paciente e honesto com seus clientes.

6. Organizando uma festa no Réveillon

Sem dúvidas, essa data é uma das preferidas dos brasileiros. O ano novo vem sempre acompanhado de esperança, novidades e otimismo. Por isso, é um ótimo momento de celebração. Nesse dia, as pessoas realmente esperam que dê tudo certo e qualquer imprevisto pode dificultar a diversão delas.

Se você pretende realizar a festa na sua casa noturna, fique atento para alguns detalhes. Veja dicas de como agradar seus convidados e economizar a decoração. Devido ao fato de ser um dia tão especial, além dos clientes que vão estar presente, você e sua equipe podem se divertir também (com muito mais responsabilidade, claro).

6.1 Bandas que vão realizar o show ao vivo

Peça para a banda escolhida tocar os maiores sucesso do ano, para a plateia vibrar e cantar junto. Fale para eles divulgarem mensagem sobre paz, amor e otimismo. Esse é um dia em que realmente não há espaço para mau humor e nem mau atendimento.

Além das músicas que a banda irá tocar, em algum momento, é interessante que você já deixe uma lista de reprodução com músicas diferenciadas. Lembrando que esse é um dia de comemorações intensas e muita felicidade, portanto, as músicas devem ser todas bem animadas.

6.2 Decoração do evento

A cor mais utilizada no ano novo é o branco. Entretanto, para você diversificar um pouco, é legal utilizar outras cores. Deixar um espaço reservado para a pista de dança também é bem importante. 

A table with wine glasses

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Decoração típica de ano novo. Em geral, são decorações sofisticadas e com cores que façam contraste com o branco.

(Fonte: Mensagem com amor)

7. Organizando festas no Natal

Normalmente as festas de natal que acontecem em bares e baladas começam após a meia-noite, já que as pessoas preferem compartilhar a ceia com a família ou pessoas próximas. Mas caso você queira continuar a comemoração na sua casa noturna, com certeza vai ter público para isso.

Ter uma banda que toque ao vivo também é bem interessante nesse caso. Não importa se o seu estabelecimento tem como foco principal o rock, sertanejo ou pop: há público para todos os gêneros musicais.

 

7.1 Bandas que vão realizar o show ao vivo

Após as festas acontecerem em comemoração familiares, uma boa parte das pessoas não se dá por satisfeito e vai querer continuar a noite, para comemorar nas pistas de dança das casas noturnas.

Uma banda ao vivo é bem legal em um dia como esse. Devido ao fato do natal ser uma data muito ligada ao emocional das pessoas, é recomendável que a sua banda interaja muito com o público, através de mensagens motivacionais divulgadas entre as músicas.

7.2 Decoração do ambiente

As cores padrão do natal são o verde e o vermelho, portanto, capriche em uma decoração com essas cores, embora nada impeça que você utilize outras cores para diversificar na decoração. Caso faça campanhas de marketing através de imagens editadas ou cartazes, utilize as mesmas cores. Colocar branco também é importante para harmonizar as cores.

A dining table

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Cores padrão de uma decoração natalina. Você não precisa realizar algo extremamente sofisticado, mas é recomendado que utilize uma decoração com as cores e objetos padrão do natal: árvores de natal, pequenos objetos que façam referência com a neve, entre outros.

(Fonte: Veduta)

8. Shows ao vivo em feriados e datas especiais 

Embora seja preciso sair da rotina, não é tão difícil realizar uma festa que comemore dias específicos. Portanto, converse com o cantor ou a banda que irá realizar o show ao vivo e peça para eles te ajudarem a cuidar da celebração.

Se o seu bar for frequentado por pessoas não tão jovens, com filhos pequenos (normalmente os estabelecimentos com esse público-alvo abrem bem mais cedo), crie programações especiais para o dia dos pais e das mães. No dia das crianças, seria legal contratar uma banda que tenha experiência com músicas infantis, por exemplo.

Se não for possível que a banda cante músicas inspiradas na data comemorativa, peça para eles pelos menos fazerem uma homenagem no começo e fim da festa. Ter músicas que tocam ao vivo podem fazer toda a diferença.

9. Datas comemorativas 

Há diversas datas que podem ser comemoradas em casas noturnas. Veja as principais delas em cada mês do ano. É interessante que você também realize eventos para comemorar as profissões, para atrair profissionais da área. Além de ser uma forma de homenagear trabalhadores, é uma maneira de atrair novos clientes.

Algumas empresas podem desejar fazer festas comemorativas para celebrar sua área de trabalho. Por exemplo, uma agência de publicidade pode escolher um lugar (que pode ser o seu bar), para celebrar os profissionais da área e as conquistas do ano. Nesse caso, seria interessante você separar uma parte do estabelecimento apenas para eles, ou dependendo do número de convidados, tornar o espaço exclusivo para profissionais da empresa.

No caso de você fechar o lugar para um público específico, se dedique a oferecer tudo que agradeça a eles: música ao vivo com canções escolhidas por funcionários da empresa, comidas e bebidas favoritas dos funcionários e um cartaz de homenagem na recepção.

Realizar datas comemorativas necessita de antecipação. Se você quer fazer uma festa no natal, e começar a se preparar apenas em dezembro, vai estar atrasado e pode se perder em relação a imprevistos de última hora.

Outra data interessante de comemorar é o aniversário da cidade que você trabalha. Nesse caso, tente oferecer bebidas e comidas típicas no seu cardápio com preços promocionais.

10. Por que vale a pena realizar festas nessas datas

Não são todos os empreendedores da área de entretenimento que se preocupam em oferecer experiência de alto valor para o cliente. Com o tempo, aquelas pessoas que oferecem sempre as mesmas coisas vão acabar ficando para trás.

Em datas comemorativas, as pessoas normalmente estão mais motivadas a dançar, cantar e consequentemente...gastar mais. Portanto, capriche no cardápio de alimentos se você for dono de um bar e em uma balada, capriche na qualidade das bebidas, colocando à disposição dos clientes bebidas diferentes e mais sofisticadas.

Nem todas as pessoas podem comemorar datas importantes ao lado dos familiares. Nesses casos, você consegue perceber o quanto é interessante você oferecer um espaço de entretenimento para essas pessoas? Talvez se não fosse o seu estabelecimento, elas precisassem passar essas datas sozinhas em casa.

Para essas pessoas, além de experiência e diversão, você está agregando valor emocional e esperança para elas. Com certeza elas vão ter uma noite muito mais divertida graças a você. Quem sabe até elas podem conhecer alguém muito especial na festa. Se você realizar um evento de qualidade, vai se sentir bem por ter tornado a noite dessas pessoas melhores.

Talvez você não queira trabalhar em todos os feriados pois pretende descansar com a sua família. Não há problema nisso, mas tente abrir o seu estabelecimento em pelos 50% dos feriados do ano. Se você mora em cidades que não são turísticas e além disso são pequenas, as opções de lazer acabam diminuindo drasticamente nessas datas. Portanto, se você resolver abrir o seu bar, vai puxar toda a clientela de outros bares que estejam fechado, pelo menos por uma noite.

As festas realizadas nessas datas são de alto valor para o público. Após o término dela, as pessoas relembrarão os momentos que tiveram no lugar e vão pensar se vale a pena voltar. Bem, se tudo ocorrer como planejado, com certeza elas irão querer voltar em outras noites. Seja criativo e dedicado no planejamento das festas e você verá o quanto valeu a pena ter realizado o evento.

• Janeiro 

1 – Confraternização universal

8 – Dia do fotógrafo

20 – Dia do farmacêutico

• Fevereiro

1 – Dia do Publicitário

10 – Dia do atleta

16 – Dia do repórter

• Março

8 – Dia internacional da mulher

17 – Saint Patrick’s day

26 – Dia do cacau (Nesse caso, é legal oferecer bebidas e sobremesas que tenham cacau, também com preços promocionais)

• Abril 

7 – Dia do Corretor e do Jornalista

8 – Dia da engenharia

13 – Dia do beijo

23 – Dia mundial do livro e do direito do autor (oportunidade de você oferecer entrega gratuita em troca de um livro, que será doado para orfanatos e biblioteca sua cidade). 

25 – Dia da contabilidade

29 – Dia internacional da dança (independente se você é o dono de um bar, pub ou balada, com certeza a maior parte dos seus clientes adora dançar). Você pode um festival de dança no seu local ou até mesmo uma competição.

• Maio 

1 - Dia do trabalhador

8 – Dia do profissional de marketing

29 – Dia do geógrafo

• Junho 

12- Dia dos namorados

13 – Dia de santo Antônio

25 - Dia do imigrante

• Julho 

1- Dia da arquitetura

10 – Dia da pizza (como no caso do dia do cacau, é uma excelente oportunidade de oferecer pizza ao público presente com preços promocionais)

13 – Dia do cantor (Aproveite para fazer uma homenagem a todas as bandas que já cantaram ao vivo no local, pois com certeza, elas fizeram parte do seu crescimento como profissional. 13 de julho também o dia do Rock!

• Agosto

11 - Dia do advogado, do estudante e do garçom

13 – Dia do economista

15 – Dia dos solteiros

• Setembro

3 – Dia do biólogo

7 – Dia da independência do Brasil (embora não seja uma data comemorada em bares, devido ao fato de ser um feriado nacional, várias pessoas vão ter mais tempo e disposição para apreciar a noite). Por isso, é interessante que você crie estratégias para atrair clientes em feriados maiores.

13 – Dia Nacional da Cachaça

15 – Dia do cliente (aproveite para homenagear todos aqueles que contribuíram com o sucesso da sua casa)

• Outubro

1 – Dia internacional da música

15 – Dia do professor

17 – Dia da MPB

18 – Dia do médico e do pintor

31 – Halloween (Embora não seja um feriado nacional, cada vez mais casas noturnas tem celebrado essa data)

• Novembro

5 – Dia do designer gráfico

23 – Black Friday (Se você pensa que apenas lojas devem fazer uso da Black Friday, está cometendo um erro).

• Dezembro 

2 – Dia nacional do samba

11 – Dia do engenheiro

15 – Dia do arquiteto

24 – Véspera de Natal

25 – Natal

31 – Réveillon

Conclusão

Há diversas oportunidades para quem trabalha no ramo de entretenimento. Durante o ano inteiro, você deve explorar a criatividade e descobrir qual a é a melhor opção para a sua casa de shows e para os clientes que estarão presentes.

Cada data comemorativa representa uma celebração diferente, portanto, não há como seguir as mesmas estratégias em todos os eventos. Você vai precisar contar com o suporte dos seus funcionários, das bandas que tocam no local e dos seus parceiros. Sempre converse com outras pessoas antes de aplicar alguma estratégia.

Há diversas datas que podem ser comemoradas. Muitas pessoas querem celebrar momentos especiais, mas não sabem como organizar uma festa. Nesse momento, você deve mostrar a eles que você pode fazer a organização da festa o seu espaço! Tudo o que elas precisam fazer para se divertir é irem até o seu bar ou balada.

Quantos datas comemorativas além dos feriados tradicionais como carnaval, páscoa, natal e ano novo você conhece? Se você está por fora dessas datas, pode estar perdendo mais clientes do que você imagina.

Por isso, seja sempre criativo e quando as ideias não surgirem, pesquise e peça opiniões diferentes. Não deixe de realizar um evento celebrando momentos importantes, pois é um mercado com muitas oportunidades para o seu negócio. Seja ativo, motivado e vá atrás de todo o material possível para oferecer momentos incríveis aos seus clientes.

Caso o orçamento esteja apertado e você precise economizar na compra de equipamentos e utensílios, é ainda mais necessário explorar a criatividade. Não há problema algum em repetir um pouco da decoração do ano anterior, tanto que ela não seja praticamente igual.

Mas caso você queira economizar na decoração, preocupe-se mais em oferecer valor ao público presente: escolha ótimas playlists que tenham tudo a ver com o tema da festa e também capriche na limpeza e na organização do lugar.