Carregando...

Como melhorar sua presença de palco
21/02/2020 17:48

Como melhorar sua presença de palco

Para os fãs, assistir um show é muito mais do que ouvir música. Eles querem sentir emoção e ter novas experiências. Por isso, a maneira que você expressa seu talento é muito importante. Você não precisa nascer com esse dom, presença de palco é algo que pode ser construído e melhorado com o tempo. 

Seu público com certeza espera mais de você do que boas canções: eles também analisam a forma de você expressar suas mensagens e o que você faz para eles terem experiências agradáveis através de suas apresentações. Existem diversos músicos que embora já tenham falecido, são lembrados até hoje pela forma que eles se conectavam com seus fãs.

Energia e dinâmica no palco são tão valorizados quanto a qualidade dos instrumentos e das letras musicais. Você com certeza tem um lado influenciador, corajoso ou dinâmico. Analise bem as suas qualidades e como você pode usá-las para agradar seu público nos shows que você fizer.

12 artistas com grande presença de palco

Você deve ter muitos ídolos que marcaram determinados momentos da sua vida. Mas será que foram apenas as canções deles que mexeram com suas emoções? Com certeza a forma que eles usam (ou usavam) para expressar seu talento foi o que fez você gostar deles, embora nem sempre os fãs estejam conscientes disso.

Por isso, para você entender melhor como destacar seu talento, é interessante analisar grandes artistas reconhecidos pela presença de palco. Aqueles que cativaram seu público e conseguiram se comunicar com o público da melhor forma possível.

Todos esses cantores e compositores famosos podem servir como inspiração para você. Você pode pensar que eles já nasceram extremamente talentosos (o que não deixa de ser verdade), mas com certeza eles foram treinando suas habilidades e se aproximando dos fãs para cativá-los.

1. Jimmy Page

Guitarrista da banda Led Zeppelin, é um dos músicos mais conceituados do mundo. Um dos maiores e mais conhecidos guitarristas e também, um grande compositor do rock.

A person holding a guitar

Description automatically generated

(Fonte: spectator.co.uk)

2. Rihanna

Literalmente, Rihanna dá um show em suas apresentações. Sua presença encanta seus fãs. Algumas pessoas consideram suas performances exageradas, mas para a maioria das pessoas, ela é uma artista extremamente talentosa que sabe como cativar o público em suas apresentações.

(Fonte: Time)

3. Steve Harris

Músico e compositor inglês, membro do famoso grupo musical ‘’Iron Maiden’’. Quando se trata de presença de palco, sem dúvida alguma, Steve Harris é uma referência.

(Fonte: Guitarload)

4. Chorão

Alexandre Magno Abrahão, mais conhecido como Chorão, foi um cantor e principal membro da banda Charlie Brown Jr. Morreu em 2013, mas até hoje é lembrado pela sua energia e pela história de vida. A energia que ele transmitia no palco era de outro mundo e por isso, ele nunca será esquecido por seus fãs.

A person wearing a hat

Description automatically generated

(Fonte: R7)

5. Mick Jagger

Um show á parte nos palcos, seu talento é indiscutível. O vocalista da banda Rolling Stones é considerado um dos músicos mais famosos de todos os tempos.

A person wearing a costume

Description automatically generated

(Fonte: Uol)

6. Beyoncé Knowles

Simplesmente conhecida como Beyoncé, é aclamada por seus fãs e seus shows são marcados for milhares de fãs que apreciam seu trabalho. Sua voz e talento excepcionais são extremamente reconhecidos. Nascida e criada no Texas, ela é aclamada em diversos países. Seja nos shows ou em clipes musicais, ela encanta seus fãs.

A picture containing person

Description automatically generated

(Fonte: metrojornal)

7. Ozzy Osbourne

Vocalista da banda Black Sabbath, é uma referência para todos os fãs do rock. Os metaleiros reconhecem o seu talento e consideram sua presença de palco algo excepcional.

A person smiling for the camera

Description automatically generated

(Fonte: Variety)

8. Britney Spears

Conhecida como a princesinha do pop, já passou por altos e baixos em sua carreira. Porém, sempre conseguiu superar as dificuldades e teve apoio dos seus fãs quando mais precisou. Além de cantora, ela é compositora e dançarina. Seus shows são repletos de fãs animados e sua energia no palco é sempre algo comentado de forma positiva.

A picture containing person, woman

Description automatically generated

(Fonte: MTV)

9. Madonna

As apresentações da cantora são muito bem ensaiadas e preparadas para agradar os fãs dela. Além de presença de palco, ela tem uma personalidade única que influenciou muitos artistas da última geração.

A picture containing person, tennis, player, racket

Description automatically generated

(Fonte: Veja)

10. Lemmy Kilmister

Lemmy Kilmister foi um cantor, compositor e fundador da banda inglesa Motor Head. Faleceu no ano de 2015, mas seu império musical e seus shows com excelentes apresentações jamais serão esquecidos por seus fãs.

(Fonte: mirror)

11. Jimi Hendrix

Infelizmente esse é um dos artistas dessa lista que já faleceram. Porém, o talento de Jimi Hendrix inspirou e vai continuar inspirando as próximas gerações. Um gênio da guitarra, seus shows eram conhecidos pela insanidade, magia e a forma que ele tentava se comunicar com o público.

A picture containing music, person, wall, indoor

Description automatically generated

(Fonte: Medium)

12. Lady Gaga

A última artista a aparecer na lista é essa cantora e compositora conhecida mundialmente. Ela canta, dança e faz apresentações incríveis em seus shows. Extremamente querida por seus fãs, tem uma voz incrível e uma ótima desenvoltura em suas apresentações.

A person wearing a costume

Description automatically generated

(Fonte: tenhomaisdiscosqueamigos)

 

Todos esses artistas são conhecidos pela sua presença de palco. Entretanto, perceba que cada um deles tem sua própria personalidade e talento. Você também tem características únicas que podem e devem ser valorizadas pelos seus fãs.

Colocando em prática seu talento

O palco é com certeza o lugar mais aguardado por todos os artistas do meu musical. Quando você está em cena, pode se comunicar com seu público e mostrar todo o seu talento e o quanto suas horas treinando para fazer bonito nos shows valeram a pena. Esse é o momento é único, tanto para você quanto seus fãs.

Aproveite esse momento para mostrar o quanto você aprecia estar perto dos seus fãs e o quanto você é apaixonado pelo que faz. Estar ansioso pelo fato de ver uma plateia cheia de gente na sua frente é normal, mas cuidado para isso não atrapalhar a sua apresentação. Treine e se prepare para fazer bonito. 

Não esqueça que além de presença de palco, é necessário mostrar ao público o quanto você respeita e está grato pela oportunidade de apresentar. Prestigie esse momento e faça com que seus fãs apreciem a sua apresentação e queiram voltar mais vezes. 

Caso você não tenha tido um bom dia, tente separar o que acontece na sua vida pessoal da sua vida profissional. Cuidado para não descontar sua raiva no palco, pois isso não será esquecido pelos seus fãs. 

Antes de cada apresentação, treine um pouco e se possível, faça uma meditação para conter a ansiedade. Mas lembre-se de que seu público também está ansioso para te ver e se você for respeitoso, animado e conseguir mostrar o seu talento, vai conseguir atender as expectativas dos seus fãs.

Outras tarefas que você pode fazer para ficar mais tranquilo antes de entrar no palco, é verificar todo o equipamento e afinação dos instrumentos, conferir se está tudo certo para iniciar a apresentação. Também sempre leve um kit de equipamento reserva, para você não se estressar caso aconteça algo poucos minutos antes do início do show.

Seu talento já está dentro de você, ele só precisa ser estudado e identificado. Você provavelmente já sabe quais são as suas principais qualidades e deve focar nelas. Mas além de talentoso, seu público vai te valorizar mais se você for educado, ativo, alegre e divertido. Esteja focado em oferecer uma experiência diferente aos ouvintes.

Caso você esteja no início da carreira, é provável que suas apresentações sejam em lugares menores, como bares ou boates da sua cidade. Bom, independente do tamanho do público, seu comportamento sempre será analisado. Tudo o que você fizer pensando a longo prazo é importante. 

Embora você encare a música como um trabalho e fonte de renda, seus ouvintes utilizam a música como fonte de entretenimento e experiência. A boa notícia é que apesar de isso ser um trabalho para você, as suas apresentações também podem ser usadas como algo divertido e prazeroso para você e/ou membros da sua banda.

5 dicas para melhorar sua presença de palco

1. Sinta-se extremamente à vontade no palco

Para você desenvolver uma boa apresentação, é necessário muito treino e estudo. Artistas famosos não se tornaram extremamente talentosos de uma hora para a outra. É bem provável que nas primeiras apresentações você fique nervoso, mas com o tempo, vai pegar prática e se sentir mais à vontade. Antes de qualquer apresentação, é necessário muito ensaio e preparação.

O meio musical é sua fonte de trabalho. Assim como qualquer outro trabalhador, é necessário dedicação na profissão. Portanto, quando mais você se preparar, mais vai ter experiência e propriedade para falar sobre o assunto, e isso vai ser refletido no palco. 

Grandes artistas também ficam nervosos antes de se apresentarem, principalmente quando saem da sua zona de conforto e realizam shows em outras cidades, estados e até outros países! Mas eles se preparam para dar o melhor e contam com a ajuda e suporte da equipe técnica, o que você também deve fazer.

Quando estiver no palco, começando a sua apresentação, lembre que seu público está ali para prestigiar o seu trabalho e o da sua banda. Se você oferecer uma boa experiência na qual eles saiam dali com boas memórias, você vai ter cumprido a sua missão no show. Ao final de cada apresentação, faça uma autocrítica para entender o que você pode melhorar na próxima vez.

Durante a apresentação, esteja sempre em movimento, se comunicando com a plateia. Caso você ou alguém da sua equipe comentam algum erro, não deixe isso estragar o momento, caso seja necessário, peça desculpas ao público: é bem provável que eles sejam mais compreensivos do que você imagina.

Olhe para o seu público, sorria, mostre o quanto você está feliz pela presença deles. Caso tenha bem menos gente do que você esperava, não fique triste e faça o melhor para o público que está ali presente. Da próxima vez, se organize melhor para divulgar o evento e quem sabe, conte com a ajuda de um profissional de marketing para cuidar da divulgação e contato com o seu público.

Caso alguém da plateia faça algum comentário que você não goste, cuidado para não ter uma reação exagerada. Não é fácil ouvir críticas, mas não deixe isso estragar o seu dia ou a sua noite. Não faça comentário desrespeitosos e nem faça gestos obscenos, pois isso não será esquecido pelo seu público e pode te prejudicar futuramente.

Aproveite o palco para se divertir. Faça esse momento agradável para você. Fique empolgado e veja a sua apresentação como o resultado de todo um trabalho duro, no qual você deu o seu melhor. O palco pode te proporcionar momentos incríveis para você e sua plateia.

Também é importante você estar confortável no palco. Vá ao banheiro antes de se apresentar para não ficar desconfortável durante o show, faça uma refeição saudável e se hidrate bastante. Caso precise descansar alguns minutos antes de se apresentar, faça isso e aproveite esse momento para você relaxar e se acalmar.

2. Busque inspirações em outros artistas talentosos

Nesse artigo você tem uma lista de artistas conhecidos e com enorme presença de palco, mas com certeza há outros que te inspiraram e fizeram você seguir a carreira musical. Isso não quer dizer que você precisar tentar copiá-los, mas utilizar técnicas que foram utilizadas por eles para conquistar fãs pode ser bem interessante.

Não busque simplesmente imitá-los, pois isso não seria bem visto pelo público. Você tem sua própria personalidade e suas qualidades, portanto, não precisa imitar, ninguém, apenas se inspirar. Seja você mesmo e sempre busque dar o seu melhor, seja nos shows, clips musicais, entrevistas etc.

Não tenha preconceitos com artistas de diferentes gênios musicais. Talvez você não goste tanto de rock, mas precisa reconhecer que há muitos músicos geniais nessa área que podem te inspirar. 

3. Pratique a presença de palco

Seu talento vai ser mais aproveitado se você estudar um pouco mais sobre isso. A prática leva a perfeição e quanto mais você tentar se aperfeiçoar, mais fácil será para agradar seu público nas apresentações. Seja autocrítico, quando alguém falar sobre algo que fez de errado, não encare isso como uma ofensa, mas sim como uma oportunidade de melhorar para conquistar mais o público.

Treine o máximo que puder, veja vídeos de pessoas famosas e quais dicas eles dão para músicos no início de carreira. Cada conselho pode fazer a diferença na hora de você se apresentar. Treine em frente ao espelho ou para as pessoas próximas de você. Não deixe nada para a última hora, pois o desespero pode bater e isso pode refletir na sua apresentação.

Não tenha vergonha e nem medo de pedir opiniões de outros músicos. Se a sua carreira é solo, converse com outros músicos, empresários e qualquer pessoa que tenha experiência com música. Caso você trabalhe com uma banda, tente fazer reuniões mensais para todos os membros entrarem em um acordo e divergências não acontecerem.

Todos os artistas famosos ensaiam bastante antes de subir no palco. Fazer tudo no improviso vai te causar ansiedade e nervosismo. Outra dica para treinar sua presença é assistir shows inteiros no Youtube de seus artistas favoritos ou ir em apresentações da sua cidade. Quando fizer isso, analise as apresentações e veja como elas podem inspirar você.

4. Converse com seu público

Quando mais você se envolver com a sua audiência, mais eles se sentirão próximos de você. Há muitos artistas que são conhecidos pelo carisma com os fãs, enquanto outros, vão perdendo admiradores pela grosseria e falta de presença de palco. Faça o possível para estar no primeiro grupo. 

Faça o público participar das suas apresentações, cantando e dançando com você. Faça eles gritarem com você e ao final de cada show, agradeça pela participação de cada um e demonstre o quanto você está feliz pela presença deles. Não existe nenhum artista que consiga crescer na carreira sem ter fãs. 

Muitos fãs reclamam que seus artistas ficam parados durante o show e todas as apresentações são praticamente iguais. Tente inovar em cada show que você fizer, mostre afeto e carisma. Seja carinhoso com seus fãs, pessoalmente e através das redes sociais. Crie uma conexão com o seu público e demonstre entrosamento com outros membros da equipe.

5. Use expressões faciais e corporais

Tome cuidado com as suas expressões diante do público, pois elas podem passar uma mensagem errada. Procure observar você mesmo quanto a isso e treine expressões corporais que transmitam a mensagem que você quer que o seu público receba. Não dá para cantar músicas triste sorrindo, por exemplo.

Voltamos a reforçar a importância de se manter ativo. Se você ficar muito parado, você passar uma imagem de tristeza ou de desânimo para os seus fãs. Se você for tímido, vá aos poucos treinando maneiras de ficar mais à vontade.

Como tornar seu show agradável para o público

Seu comportamento é avaliado antes, durante e pós show. Porém, durante a apresentação você vai estar diante de muitas pessoas, por isso, não há momento melhor para avaliar um artista do que a hora em que ele faz uma apresentação. O mesmo acontece com atores quando estão atuando em teatros, filmes e novelas, por exemplo.

Se você não tiver treinado o suficiente, isso vai ficar evidente durante a apresentação. Há todo um processo para o seu show ser de qualidade. Não dá para deixar as coisas para a última hora. Quando antes você começar a treinar, mais você ficará tranquilo e preparado para dar o seu melhor.

Você precisa entusiasmar seu público, mostrar a qualidade do produto (nesse caso, suas canções) oferecido. Caso contrário, eles irão procurar outras fontes de entretenimento e vai ser difícil para você continuar seu trabalho sem o apoio dos seus fãs. Quanto mais preparo você e sua equipe tiverem, mais fácil será para vocês conquistarem fãs.

Com a internet, fica mais fácil divulgar a sua carreira musical. Mas não se engane: você precisa mostrar que o que você faz tem valor. Não se esqueça que há muita oferta no mundo musical, há milhares de bandas espalhadas pelo país inteiro, mas poucas conseguem ter o destaque que merecem.

Caso você não esteja conseguindo alcançar um bom número de fãs, não significa que tem algo errado com o que você oferece a eles, mas pode ser que você não esteja divulgando a sua ‘’marca’’ de maneira certa. Toda a oportunidade que você tiver de dar o melhor em suas apresentações deve ser aproveitada.

Se a sua carreira musical for prazerosa para você, será para o público. Embora você precise de uma fonte de renda, se olhar apenas pelo lado financeiro, você não vai se sentir entusiasmado o suficiente antes de fazer uma apresentação. Portanto, encare a música como uma paixão, um objetivo para você ser feliz, dessa forma, vai conseguir transmitir isso ao público.

As suas apresentações ao vivo são essenciais para o desenvolvimento da sua carreira artística, pois é o momento que você fica na frente dos seus fãs. Nos últimos anos, a venda de discos caiu drasticamente, mas o número de shows não. Pelo contrário, as pessoas continuar se interessando por apresentações ao vivo, seja de artistas extremamente famosos ou bandas locais nos bares da cidade.

Porém, transformar sua turnê em um grande sucesso não é tão fácil. Além de você precisar investir na divulgação do seu negócio, precisa mostrar todo o seu potencial ao público. Uma boa apresentação pode chamar a atenção de empresários do ramo musical e isso pode mudar a sua vida.

É importante que você analise o espaço físico em que vai tocar. Caso sua banda toque música sertaneja, procure por bares ou boates que toquem esse tipo de música. Ficar de olho em eventos e festivais na sua cidade também pode render bons frutos, pois é uma ótima forma de tornar seu trabalho mais conhecido.

Caso você esteja no começo da carreira, é muito importante que você se preocupe em estar visível para os seus fãs. Seja acessível a eles. Não cobre valores absurdos no ingresso, pois isso pode afastar novos fãs. Caso você se apresente em um bar local, é interessante que você cobre um valor baixo. Antes do show, invista em estratégias de divulgação online e offline.

Como organizar um show

As pessoas costumam focar muito em resultados e esquecem o quanto a preparação e o treino são importantes. Há turnês de artistas famosos que levam meses para serem montadas. Organizar um evento musical, mesmo que seja pequeno, não é tão fácil quanto parece.

Fazer das suas apresentações um processo organizado vai te deixar bem mais confiante na hora de se apresentar, o que significa que sua presença de palco vai melhorar e muito. Deixe tudo preparado, organizado e montado para uma melhor performance.

Para começar, converse com os membros do seu grupo musical sobre os futuros eventos que vocês participarão. Vocês pretendem tocar apenas em bares locais? Como vocês se vêem daqui á cinco anos? Vocês estão se esforçando o suficiente?

Após vocês decidirem os próximos passos, é hora de começar a se preparar. Verifiquem todos os instrumentos, vejam se tudo está funcionando corretamente e escolham uma data de apresentação que permita que vocês tenham tempo suficiente para se prepararem.

Não queira dar um passo maior que a perna. Caso você ou a sua banda ainda não tenham estrutura e suficiente para participarem de eventos de grande porte, não façam isso, pois é bem provável que isso não dê certo. 

Você pode escolher se apresentar em um bar, uma boate, teatro, escola etc. Além de suas apresentações musicais, realizar entrevistas para divulgar as novidades da banda ou contar a história da sua carreira musical pode ajudar a divulgar o seu produto. Certifique-se de escolher o espaço de apresentação pelo menos um mês antes do show, para em caso de algum imprevisto, você ter tempo de resolver o problema.

Outro assunto importante para discutir é se a plateia vai ficar em pé ou ter lugar para se sentar. Isso pode parecer irrelevante, mas lembre-se que se o público ficar em pé, você tem uma capacidade maior de público. 

Você também pode escolher tocar em lugares em que outras bandas também vão se apresentar. Mesmo que nesse caso, você não tenha toda a atenção do público, é uma ótima forma de tornar seu produto mais conhecido e de você conhecer outros músicos que podem te dar dicas bem legais.

Analise todos os custos. Embora seja difícil realizar um evento sem qualquer investimento, não quer dizer que você tenha que investir todas as suas economias para divulgar a sua marca. Controle seus gastos sabiamente, pois você pode precisar desse dinheiro futuramente para realizar novos eventos.

Como trabalhar expressão corporal com postura de palco

A desenvoltura no palco é essencial para que o público te interprete de maneira adequada. Por isso, esteja sempre ativo, em movimento e com expressões faciais e corporais que transmitam confiança e prática. Olhe atentamente para o seu público, evite fechar os olhos enquanto canta.

Mesmo que você seja tímido ou tenha pouca experiência, também é interessante evitar olhar para baixo, pois as pessoas podem pensar que você está evitando-as. Esteja concentrado na plateia, olhando para frente em várias direções.

Estude a letra das suas canções e a melodia. Faça elas se complementarem. Caso você esteja cantando uma música agitada por exemplo, esteja totalmente ativo e mostrando entusiasmo. Caso a música seja mais melancólica, faça movimentos leves e transmita calma e leveza através de sua voz.

Conclusão

Apresentações em públicos deixam muitas pessoas de cabelo em pó. Seja em eventos corporativos, trabalhos escolares ou em shows, muitas pessoas ficam extremamente nervosas quando pensam em ficar diante de várias pessoas ao mesmo tempo. Mas isso não significa que se apresentar em público precisa ser algo desgastante.

Uma pessoa que pretende crescer no meio artístico, deve trabalhar sua timidez e suas expressões corporais. Lembrando que é possível ser uma pessoa tímida e mesmo assim conseguir se comunicar superbem com o público, tanto que você aprenda a desenvolver uma postura de confiança e domine o assunto em questão.

Presença de palco está diretamente ligada a expressões corporais e faciais. Caso você queira dizer uma coisa, mas seu corpo indiretamente diz outra, seu público pode interpretar sua mensagem de maneira errada. Esteja bem atento a isso.

Faça apresentações para você mesmo (diante do espelho) e para pessoas próximas. Peça opinião de pessoas sobre a sua postura e como você pode melhorá-la. Caso seja possível, converse com pessoas experientes do meio musical para descobrir como melhorar a sua presença de palco e o contato com o público.

A experiência de palco é gratificante para os seus fãs, mas também pode ser um momento muito prazeroso para você. Além de representar emoção para a sua equipe a para o público, é um momento de alegria que servirá de recordação no futuro. Faça o possível para a sua apresentação ser uma boa memória no futuro, tanto para você quanto para seus fãs.

Você também pode ouvir conselhos de pessoas especialistas em linguagem corporal, mesmo que estas pessoas não estejam presentes no meio musical. Sempre é possível aprender algo de bom para melhorar sua postura diante do público. Saia da sua zona de conforto. Não tenha medo de errar, tenha medo apenas de persistir no erro.

Seus fãs são a sua base, são eles que vão estar com você e sua equipe nos bons e maus momentos da sua carreira. Valorize todos aqueles que te ajudam a progredir e contribua com o seu sucesso. Você pode fazer isso oferecendo um show de alta qualidade, proporcionando bons momentos e alegria.

Lembre-se que é preciso persistência e paciência para fazer shows de qualidade. Muitos artistas extremamente famosos começaram assim como você. A presença de palco é essencial para você desenvolver uma experiência de alto valor para o seu público. Ela é tão importante quando a qualidade das suas canções, melodias e dos seus instrumentos.

Por fim, lembre-se que é impossível acertar sempre. Continue sempre tentando melhorar sua presença diante do público. Além de desenvolver suas habilidades musicais, é importante que você se preocupe e muito com a sua postura de palco, pois ela é essencial para você transmitir o que deseja aos seus fãs.