Carregando...

Como impulsionar sua carreira de músico
15/10/2019 03:44

Assim como em diversas áreas de trabalho, o setor musical vive atualmente em uma área com muita oferta de profissionais. Mas ao mesmo tempo, existe muita demanda, pois é quase impossível alguém que não goste de músicas. Só que com tanta concorrência, nem sempre é fácil se destacar no mercado.

Os primeiros passos da carreira de um músico são normalmente os mais difíceis. Devido a pouca experiência e pouco capital de investimento, é difícil pensar em estratégias para conseguir impulsionar a carreira. Por isso é tão importante é tão importante fazer um planejamento de marketing e comunicação para conseguir divulgar o seu trabalho.

A produção musical é intensa e constante. Por todo o país, há músicos em carreira inicial e também outros mais experientes procurando o acesso e indo atrás de mais fãs. Mas nem todos os profissionais da área se dedicam a oferecer um serviço de qualidade ao público. Mas mesmo profissionais mais talentosos e dedicados, muitas vezes não conseguem se destacar, pelo fato de não se preocuparem em divulgar o próprio serviço.

Independente do gênero musical no qual você escolheu atuar, é importante pensar em formas de tornar seu serviço mais conhecido. Quem além de você, sua banda (caso você trabalhe em grupo) e as pessoas próximas de você conhecem seu serviço? Quantas pessoas estão dispostas a pagar para ouvir as músicas que você toca?

Pois bem, se você traçar suas metas e objetivos, é possível que comece a descobrir onde seu público está localizado e como fazer para eles irem até você. Comece com objetivos pequenos, com o objetivo de atrair reconhecimento e experiência. Com o tempo, seus fãs virão naturalmente.

Você precisa fazer o planejamento da sua carreira e em como vai divulgá-la. Obviamente, você precisa estar no meio digital. Mas é bem provável que uma boa parte do seu público seja encontrada através de mídias offline, como através de cartazes, revistas, folhetos etc.

Talento é muito importante para você crescer profissionalmente. Mas há muitas pessoas extremamente dedicadas que não conseguem o reconhecimento que merecem. Devido a alta concorrência, são poucos os profissionais que se destacam. Você e seu grupo musical podem ser um deles, se tomarem boas decisões para impulsionar a carreira e atrair mais fãs.

Como criar a sua marca no mundo musical

Você tem a sua própria personalidade e quer mostrá-la para seus fãs. Através de suas músicas, composições, gênero musical e personalidade, você vai passar uma imagem para todos que estejam te assistindo. Esse é o momento de criar uma boa estratégia de autopromoção.

Muitos artistas tentam parecer o que não são e até conseguem se dar bem por um tempo. Mas você não vai conseguir sustentar aquilo que você não é. Identifique as suas qualidades, veja o que te valoriza e te torna único. Ninguém pode ser você e esse é o seu diferencial.

Valorize suas próprias características e seu público vai admirá-lo. A sua personalidade está diretamente ligada à sua forma de se apresentar no palco. Caso você seja tímido, esteja ciente de que essa característica não é de forma alguma um defeito, mas precisa ser trabalhada para não te atrapalhar.

Você possui sua própria história de vida e a sua personalidade. Aproveite suas redes sociais para contar um pouco mais de você, o que fez você escolher o ramo musical e o que você pretende fazer na sua carreira como músico. Também é interessante valorizar as pessoas que te ajudaram na carreira e os artistas famosos que te inspiraram ao longo de todo esse tempo.

O impulsionamento da sua carreira está diretamente ligado ao planejamento. Não é possível divulgar seu produto de forma efetiva sem antes planejar a sua carreira musical e estudar seu público-alvo.

1. Divulgue você mesmo

Não fique esperando uma oportunidade cair do céu. As suas chances de crescer serão muito maiores se você for atrás do sucesso. Encontre parceiros que podem te ajudar, peça ajuda de profissionais e empresários que podem fazer a sua carreira alavancar.

Investir em divulgação também é muito importante. Se você ainda não tem suas páginas virtuais, seu canal no Youtube e não conta com a ajuda de um profissional para te ajudar, tenha certeza de que seus concorrentes já estão fazendo isso. Atitude é fundamental para você obter sucesso.

Converse com seus fãs através de redes sociais, realize promoções, interaja com pessoas do ramo musical. Ficar parado reclamando não vai te ajudar em nada. Utilize a internet a seu favor.

2. Interaja pessoalmente com pessoas do meio artístico

Por mais prática e versátil que a internet seja, nenhum computador consegue substituir a interação natural que uma conversa física pode proporcionar. Você precisa ser visto (pessoalmente) pelas pessoas.

Ao se apresentar em bares, não vá embora assim que seu show acabar. Tente conversar com a plateia, divulgar seus próximos trabalhos. Conheça seu público e valorize quem te ajuda a seguir em frente todos os dias. Tenha sempre um cartão de visitas no seu bolso, afinal, você pode estar conversando com pessoas que podem te oferecer oportunidades incríveis.

Além de músicos, você pode (e deve) interagir com outras pessoas do ramo artístico, como atores. Eles também precisam ter fãs e nem sempre encontrar trabalho, por isso, se um ajudar a outro, pode ser benéfico para ambos os lados.

Ao cantar em bares, boates, shows, shopping e parques da sua cidade, você começa a ser visto pelo seu público. Utilize a internet como um meio, mas não fique preso nela. A música é uma forma de entretenimento para seu público, e se você conseguir oferecer bons momentos a eles, de forma alguma seus fãs vão se esquecer disso.

Provavelmente tem alguém do meio musical mais perto do que você imagina. Seja sempre simpático e atencioso. Mostre o seu lado e conte a sua história, mas também esteja disposto a ouvir e ajudar quem precisa. 

Ser conhecido por pessoas influentes é um grande passo na sua carreira, pois elas podem dar opiniões positivas sobre você. Também faça comentários otimistas sobre as pessoas que você admira, pois isso mostra que você valoriza o trabalho alheio e isso vai voltar para você, de uma forma ou outra. Há diversas formas de se tornar conhecido e divulgar seu trabalho.

3. Crie um plano de marketing

Essa parte pode ser um pouco mais complicada. Caso você não tenha experiência no mercado de comunicação, não pense duas vezes antes de contratar um profissional. O marketing musical é a forma que você vai se comunicar com os fãs e com o mercado musical.

Primeiramente, se dedique a escolher uma logo. Ela deverá ser postada nas ruas desses sociais, na capa de discos, em estampas de roupa e em ingressos. A sua logo é o que vai dar originalidade a sua banda. 

Você entrou no mundo musical por algum motivo que vai muito além do financeiro. Com certeza a música representa uma parte muito importante da sua vida. Mostre para o público o quanto você é apaixonado pelo ramo musical. Quem é você? Qual é sua missão, sua visão e seus valores? Deixe isso bem explicito para seus fãs.

A música é seu principal instrumento de trabalho. Mas além de talento, você precisa oferecer um serviço de qualidade e ser visto pelos seus fãs. Embora você seja apaixonado pelo que faz, você precisa visualizar a música como um negócio profissional e uma fonte de renda.

3.1 Marketing eficiente

Uma boa campanha de marketing faz diferença em qualquer negócio. Não é à toa que há profissionais milionários no ramo de marketing, publicidade e comunicação. Portanto, não desvalorize e nem subestime a capacidade de um bom profissional na área. Pode ter certeza de que artistas extremamente conceituados possuem um assessor de comunicação e valorizam muito o serviço prestado por ele.

O marketing é o que vai transformar o seu esforço e as suas vendas em lucro para a sua equipe. Faça uma análise de qualquer carreira artística de sucesso e você vai descobrir que por trás de um artista bem-sucedido, há um profissional da comunicação e áreas correlatas. Um bom planejamento pode alavancar a sua carreira.

Se você está no começo da carreira, é bem provável que ainda não tenha um bom capital para investir em marketing. Pois bem, a internet pode te ajudar nesse caso. Investir em mídias sociais e contato virtual com os fãs pode ser mais barato do que imagina. A única coisa que você não pode é se esquecer da importância que o marketing tem para o seu negócio.

Mas para criar uma campanha, você precisa saber qual o seu posicionamento de mercado, como você se vê futuramente, quem é seu público e como conquistá-lo. Uma boa estratégia de marketing será responsável pelos resultados positivos que você tiver.

 

4. Conheça e valorize seu público

O sucesso obviamente depende da quantidade de fãs que você tem, mas além disso, à fidelidade e a importância que eles dão para a sua banda é muito importante. Mesmo que você tenha um público pequeno, se eles realmente gostarem do seu trabalho, você vai obter resultados. 

Por isso é importante conhecer a sua audiência e entender o que ela espera de você. Quando você faz uma apresentação e tem uma plateia na sua frente esperando por você, eles esperam mais do que simplesmente ouvir uma canção. A música está ligada ao lado emocional, as experiências e lembranças. Faça seu público cantar e chorar com você. Se depois do show eles forem embora para casa felizes, você fez o que precisava ser feito.

Ofereça músicas que trabalhem o lado emocional nos seus fãs. Um público fiel vai estar ao seu lado quando você precisar e continuar te dando apoio. Cative o seu público e faça ele permanecer fiel a você.

Para que suas estratégias de marketing continuem cativando seu público, continue praticando sempre. Não se acomode e nem procrastine. Na sociedade atual, tudo muda muito rápido e você precisa se atualizar constantemente para não ficar parado no tempo.

Não pense nos concorrentes que tem o mesmo público-alvo que você como inimigos. O fato dos seus fãs gostarem deles, não significa que vão deixar de gostar de você. Pelo contrário, se você estabelecer parceria com bandas parecidas, é bem provável que o seu engajamento aumente.

5. Tenha um propósito de vida

Sua carreira é uma paixão para você, mas também é um negócio e pode fazer você prosperar financeiramente. Portanto, tenha objetivos e metas claras. Seja otimista em relação ao futuro da sua banda. Não pense apenas em ‘’se tornar o músico mais famosos do Brasil’’. Crie algo significativo para você para a sua audiência.

Você pode usar a música como uma forma de transmitir a mensagem que você deseja. Suas composições, seu jeito de cantar ou tocar instrumentos refletem a forma que você enxerga o mundo. 

Talvez até agora as coisas não tenham dado muito certo, mas a boa notícia é que sempre é possível começar de novo e seguir um caminho mais próspero. Se no passado você cometeu graves erros quem impedir você de alcançar sucesso, agora é a hora de tentar novamente. Foque em seu propósito de vida e utilize a música como uma forma de realizar seus objetivos.

Para você entender mais sobre o seu propósito de vida no ramo musical, faça uma autoanálise e converse com o seu grupo musical. Você deve pensar no que você realmente gosta, qual é seu gênero musical favorito e quais as suas principais qualidades. Há diversas formas de descobrir e traçar objetivos, mas isso é pessoal e somente você pode fazer.

Com certeza há músicos nacionais e internacionais que inspiraram a seguir esse caminho. É bem provável que tenha algo além do ramo musical que tenha feito você gostar deles. Muitos artistas são envolvidos com causas sociais e utilizam a fama para mudar o mundo.

Você não precisa ser extremamente famoso e rico para conseguir fazer a diferença na sociedade. Se você tem a intenção de ajudar as pessoas e utiliza a música para oferecer experiências significativas aos seus fãs, você já está fazendo a sua parte.

5.1 Descobrindo seu propósito no mercado musical

Perguntas que você pode fazer para você mesmo ou para os membros da sua equipe para descobrir seu propósito de vida, metas, objetivos e onde você quer chegar no futuro:

- Qual tipo de música você mais ouve? Quais são as músicas preferidas de todos os tempos? Qual canção faz seu coração vibrar?

- Quais as suas principais qualidades? O que você consegue fazer com facilidade, sem precisar da ajuda dos outros?

- Quais instrumentos musicais você sabe tocar? Além do que você já sabe, o que mais você gostaria de aprender?

- Como você define você mesmo e as pessoas que trabalham com você? Quais são as suas principais características? É importante analisar com vocês reagem diante de bons e maus momentos. Identifique as suas principais qualidades e no que você precisa melhorar.

- Quais artistas te inspiram? O que eles fizeram para que você se tornasse fã deles? 

- O que você mais gostava de fazer quando era criança? Com certeza, muitas pessoas tinham o sonho de se tornarem pessoas famosas quando crescerem, mas são poucas que realmente persistem.

- O que realmente significa sucesso para você? Para muitas pessoas, sucesso não tem a ver com realização financeira e sim com realização pessoal. Para você, realização profissional pode estar atrelada a felicidades dos seus fãs e de seus familiares.

- O que você gosta de fazer quando está de folga? Pense em outras coisas além do meio musical. Embora músicas sejam uma forma de entretenimento e no seu caso, um instrumento de trabalho, vá um pouco além. Escreva em um papel tudo o que você gosta de fazer quando tem tempo livre.

- O que você não gosta? Quais profissões você jamais cogitou seguir carreira? Tão importante quando saber o que você gosta, é saber o que você também não gosta.

A picture containing person

Description automatically generated

Todo artista tem o objetivo de ver uma plateia lotada, feliz e motivada. Mesmo que você não almeje ficar extramente famoso, com certeza quer ver a sua plateia cantando suas músicas e apoiando a sua carreira.
(Fonte: Pixabay)

Planejamento da sua carreira musical

Tudo começar através de um projeto. Ele serve para você organizar suas ideias e colocá-las em prática, para no futuro, alcançar objetivos e realizar sonhos. Você irá utilizar sem projeto para vender seu produto (no seu caso, música). Ao fazer o planejamento da sua carreira, é importante analisar onde você está e aonde quer chegar.

Há objetivos mais específicos e por isso são mais fáceis de serem colocados em prática, como aumentar seu engajamento nas redes sociais ou conseguir um patrocinador para ajudar na divulgação da sua banda etc. Mas lembre-se que para cada meta, é necessário planejar ações que para que seus sonhos se concretizem.

Para você chamar a atenção de pessoas que trabalham no mercado musical, precisa mostrar que seus produtos e serviços tem qualidade. Ninguém vai arriscar investir em um mercado que tem grandes chances de dar errado. Por isso, antes de colocar em prática suas estratégias de divulgação certifique-se de que o que você oferece possui valor.

Foque no planejamento da sua carreira musical. Não deixe nada para depois e vá constantemente se atualizando. Você pode mudar de ideia caso descubra que pode melhorar, mas o ideal é ter um plano padrão de marketing feito por um profissional da área e seguir todas as regras, se possível.

1. Faça uma pesquisa de mercado

Embora você não deva tratar seus concorrentes como inimigos, é necessário descobrir quem são eles. Seus concorrentes são pessoas que estão no mesmo segmento que você e têm o mesmo público-alvo. Liste quais artistas estão no mesmo nicho que você.

É interessante que você faça uma análise de como eles estão presentes nas redes sociais, a maneira que eles se comportam diante dos fãs, quem são seus empresários e a frequência com que eles realizam shows. Esteja por dentro de tudo, identifique os pontos positivos e se inspire neles para alcançar bons resultados.

2. Busque parceiros

Tudo fica mais fácil se você tem pessoas com quem pode contar. Ter parceiros vai te ajudar na hora de alcançar um número maior de fãs. É bem provável que eles deem opiniões positivas sobre o seu trabalho para outras pessoas. Muitos artistas construíram seu império através de parcerias.

Quando você alcançar o sucesso, não se esqueça de quem esteve com você quando você mais precisou. Muitas pessoas podem ter te abandonado quando você estava tendo dificuldade, mas as poucas que permaneceram merecem todo o reconhecimento e gratidão da sua parte.

Voltando a falar de parcerias, empresários e patrocinadores se interessam mais por artistas que já tem uma rede de apoio e são bem-conceituados na área. Mesmo que são parceiros não sejam famosos, eles podem te ajudar e muita na sua busca pelo sucesso. 

3. Vá atrás de oportunidades

Descubra quais festivais vão ocorrer na sua cidade e quando, quem são seus parceiros e quais lugares seu público-alvo costuma se apresentar. Converse com donos casas noturnas e se ofereça para fazer uma apresentação e mostrar o seu talento.

Se mesmo com investimento em divulgação já é difícil, se você ficar invisível para os seus fãs, vai ser quase impossível. Portanto, jamais deixe qualquer oportunidade de divulgar o seu negócio passar em branco. 

Nas redes sociais, sempre poste sobre os eventos que você vai participar. Para conversar abertamente com a sua audiência, pergunte para eles o que o seu público espera de você, qual canção eles querem que você toque e em como você fazer para agradá-los.

Concentre-se em encontrar novas oportunidades. Elas podem estar escondidas em cartazes espalhados no centro da sua cidade, em grupos do Facebook, em casas de show noturnas e quem sabe, até fora da sua cidade.

Não importa o quão talentoso você seja, é impossível agradar a todos. Seja educado e respeitoso com quem não compartilha o mesmo gosto musical que você, mas esteja focado em ir atrás das pessoas que valorizam o seu trabalho. 

Como se tornar um músico profissional

Nunca é tarde para aprender coisas e desenvolver novas técnicas. Continue estudando, treinando e se aprimorando sempre que puder. Converse com pessoas da área e peça para elas destacarem seus pontos fortes e o que você fazer para melhorar.

1. Aprimore suas habilidades

Não fique pensando sobre talento nato. Você pode desenvolver diversas habilidades e se tornar reconhecido por isso, mas só vai conseguir ser realmente bom se você continuar praticando. 

Vá além do que você já sabe. Seja curioso e tenha vontade de aprender sobre novas técnicas vocais e sobre instrumentos musicais. Se você tem interesse em continuar seguindo a carreira musical, esteja preparado para estudar muito e estar constantemente se atualizando.

2. Tenha paciência e perseverança

Dificilmente a sua vida vai mudar de um dia para o outro. A trajetória musical é cansativa, muitas vezes desgastante, mas você sabe que seu esforço vale a pena. Muitas pessoas extremamente famosas e talentosas passaram pelo mesmo que você, mas resolveram continuar apesar de todas as dificuldades.

Fazendo uma pesquisa breve sobre os artistas que você admira, você vai perceber o quanto eles sofreram para chegar ao sucesso. Eles lutaram muito e hoje estão no topo das paradas.

3. Não deixe o medo de te consumir

É normal pensar no futuro com desconfiança e preocupação. Mas você não pode fazer esse medo deixar você parado. O tempo vai passar de qualquer jeito, com você lutando pelos seus sonhos ou não. Então utilize o tempo que você tem para transformar seus sonhos em realidade.

Ter insegurança é normal, ainda mais em um mundo em que tudo muda constantemente. Só não deixe de fazer o que você deseja por medo das críticas. Para aumentar sua confiança, é importante que você crie uma boa estrutura para seguir a sua carreira. Assim, você consegue se preparar melhor para possíveis imprevistos e problemas que possa ter durante o percurso.

Tenha determinação e vontade de vencer. Você sabe que é possível, afinal muitas pessoas que começaram de baixa, conseguiram superar o passado e hoje tem uma vida confortável e são reconhecidas pelo excelente trabalho que prestam.

4. Saiba lidar com as críticas

Não há ninguém nesse mundo que nunca tenha sido criticado. Infelizmente, as críticas vão aparecer e para você não se abalar, é preciso aprender a lidar com elas. A maioria das críticas serão construtivas, mas em algum momento, alguém não vai medir as palavras para julgar você.

Antes de qualquer coisa, não aja de cabeça quente. Não pense em vingança, em rebater comentários negativos pois você acabar exagerando e isso refletir na opinião do público sobre você. Pense sobre as pessoas famosas que você conhece e o que elas fazem para lidar com comentários negativos.

Ouça as críticas, filtre-as e veja o que vale a pena ser considerado. Quanto as críticas construtivas, absorva elas e veja como você pode melhorar. Quanto aos comentários negativos que nada acrescentam em sua vida, aprenda a ignorá-los. 

5. Torne seu trabalho algo prazeroso

Você foi corajoso o suficiente para se arriscar na carreira musical, afinal, é um mercado com muita concorrência, instável e incerto. Mas assim como em qualquer profissão, há pessoas extremamente sucedidas e que ganham muito dinheiro na área. Se você escolher o caminho musical, é porque sempre viu a música como uma forma de se divertir e se entreter.

Não importa se você canta sozinho, em dupla ou faz parte de um grupo musical. Seu trabalho dá alegria ao público, mas pode fazer você feliz também. Se você conseguir conciliar seu trabalho com a diversão, vai ser muito mais fácil cumprir com as suas obrigações e agradar o seu público.

6. Entregue sempre o que prometeu

Quando você vai realizar uma apresentação, o dono do evento e o público está esperando um trabalho de qualidade vindo de você. Chegue no horário combinado e já preparado para possíveis imprevistos (sempre tenha um equipamento extra). Detalhes como duração do show, se vai ter entrega de autógrafos, se você vai conversar com o público depois, devem ser vistos antes de começar o show.

7. Encare cada desafio como uma oportunidade

Se você tem mais experiência em tocar nas festas de debutante e casamento, pode ser que fique intimidado se tiver que se apresentar em uma casa de shows. Mas esses desafios vão fazer você progredir, como ser humano e profissional. Sair da sua zona de conforto é extremamente benefício e vai te dar mais coragem para seguir em frente.

Toda e qualquer oportunidade que você tiver de divulgar seu trabalho, não desperdice. Dê entrevistas falando sobre você e sobre a sua carreira musical, seja simpático e educado com todos que se mostrarem interessados no seu trabalho. 

8. Esteja próximo da sua audiência

Seja acessível aos seus fãs, seja nas redes sociais ou pessoalmente. Converse com eles sempre que possível, demonstre o carinho e gratidão que você tem por eles e esteja aberto para ouvir novas opiniões.

Esteja presente para o seu público. Vá em casas de shows, bares, festas e eventos relacionados ao gênero musical em que você domina. Se há eventos importantes na sua cidade, mesmo que você não vá se apresentar, esteja lá para conhecer novas pessoas e para estar perto de quem já te conhece.

9. Divulgue seu trabalho sempre que possível

Crie campanhas de marketing, peça para cartazes sobre a sua banda ou eventos que você for tocar sem colocados em espaços públicos, converse com pessoas do ramo etc. Não fique no anonimato esperando ser descoberto, pois as chances de você alcançar o sucesso serão mais difíceis.

Com tanta tecnologia, fica mais fácil divulgar o seu trabalho. Mas ainda assim, não use apenas a internet para se auto promover. Há rádios na sua região que provavelmente estão esperando para te conhecer, e elas tem um público maior do que você imagina. 

Pense em todos os lugares que você pode divulgar seu trabalho: internet, rádio, revistas, jornais, panfletos, televisão, cartazes, festivas da sua cidade e o que mais for possível. Não desperdice nenhuma oportunidade, pois você não sabe quando elas irão aparecer novamente.